terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Resgate da identidade negra é tema do IV Openfest Capoeira

Os adeptos do esporte e também os simpatizantes da cultura afro-brasileira já têm programa para este fim de semana. Acontece nesta sexta e sábado, 18 e 19, o IV Openfest Internacional de Capoeira Regional.

A Cia Terreiro do Brasil promove este evento juntamente com outros projetos sociais e têm parcerias com diversas entidades e governo, formando capoeiristas e informando sobre a cultura afrodescendente.

O professor Leonardo Vieira, o Asa Delta, comenta que a Cia. Terreiro trabalha desde 1964 repassando os conceitos da capoeira Regional na formação de indivíduos melhores e mais conscientes de seu papel na sociedade.

O IV Openfest apresentará os maiores nomes da capoeira no cenário nacional como os mestres Itapoan da Bahia, Squisito de Brasília e Zé Maria de Barreiras. O evento trará à Palmas oficinas e palestras sobre a capoeira Regional de mestre Bimba, com preceitos de honestidade e sabedoria popular.

O objetivo principal do evento é reunir os mestres da capoeira Regional para compartilhar suas experiências e promover a troca de graduação dos praticantes do Estado, o batismo para os iniciantes, ou a formatura para os mais experientes.

As oficinas e palestras acontecem na escola municipal Paulo Freire, na 305 Norte (antiga Arno 32), com temas como dança africana e preservação da identidade negra. As rodas de apresentação e shows têm entrada franca e começam a partir das 18 horas nos dois dias. Para participar das oficinas e ter direito a camiseta, certificado, alimentação e alojamento (no caso de participantes de fora da cidade) é cobrada uma taxa de R$ 25,00.

Matéria (19/10/2007 - Tocantins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário